Qual a diferença entre UX e UI?

Qual a diferença entre UX e UI?

Ontem recebi essa dúvida bem simples sobre o trabalho de UX e de UI, mas que achei legal, então resolvi compartilhar aqui também.

O que é UX?

UX ou Experiência do Usuário é o estudo comportamental dos usuários, com o objetivo de entregar uma melhor experiência de uso nos produtos sendo eles digitais ou não. Porém UX também entra em termos de negócio, sempre olhando os objetivos e verificando se estão sendo entregues de acordo com os objetivos da empresa.

Basicamente? O que nosso usuário quer e o que nosso cliente ou empresa que trabalhamos pode oferecer. Fazemos o match das duas coisas.

O que é UI?

UI ou Interface do Usuário é o trabalho de design de interfaces, se referindo ao desenho, projeto visual com o qual interagimos em aplicativos, sites e sistemas como caixas eletrônicos e softwares de CRM e faz parte do estudo do comportamento do usuário que chamamos de UX.

Aquele layout de aplicativo ou site bonitão que vemos nos portfólios por aí. É feito por esse cara.

Mas só existem eles?

Entre os dois existem outros (muitos) trabalhos como Arquitetura de Informação (AI) e Design de Interação (IxD) que cobrem outras necessidades de projetos e desenvolvimento de produtos.

Design de interação? Estamos construindo um aplicativo de celular? O que ele faz? Pra que usamos e como usamos ele? Qual interações ele proporciona ao usuário?

Arquitetura de Informação? Qual o objetivo da homescreen do aplicativo? Como categorizamos e organizamos todas as informações nela?


Mas o que cada um faz?

Trabalhos de UX são bom amplos e existem diversas abordagens, podemos ser mais direcionados a métricas ou mais direcionados a contexto, mas entre os entregáveis mais comuns estão: entrevistas com stakeholders, para entendimento dos objetivos da empresa, entrevistas com usuários para entendimento das necessidades dos usuários, análise heurística que é uma estrutura de análise de produtos para encontrar dificuldades de uso e substituir elas com soluções mais fáceis seguindo um parâmetro básico. Construir personas que podem ajudar a entender melhor para quem estamos construindo o produto, o planejamento de jornada do consumidor mostrando onde e em quais pontos de contato podem ser bons para aplicar estratégias de marketing. E por aí vai, pouco entrando em design visual como conhecemos.

UI é quando começamos a trabalhar com design pegando os wireframes propostos pelo Arquiteto de Informação e os fluxos de interação criados pelo Designer de Interação e projetando o design visual e montando protótipos navegáveis que servirão de material para testes com usuários. Por fim elaborando Style Guides como guia para os engenheiros de software programarem o produto final que usamos.

Para quem tiver essa dúvida no futuro, espero que esse resumo ajude.

That’s all folks!